Hoje decidi escrever alguns sinais que podem indicar uma necessidade imediata de buscar pelo profissional endocrinologista.
Perda ou ganho de peso excessiva
O peso para muitas pessoas pode estar associado apenas à alimentação, mas vai muito além: quando o TSH, um hormônio responsável por controlar o ganho e a perda de peso, acaba ficando desregulado todo o corpo sofre diversas mudanças.
Além disso, existem diversos fatores que podem estar relacionados com o TSH, como o hiper e hipotireoidismo, ambas condições que podem provocar outros distúrbios no organismo.
Cansaço e fadiga
O cansaço e a fadiga são outros indicadores que se deve procurar um endocrinologista, afinal, fadiga em atividades leves ou mesmo em atividades corriqueiras do dia a dia como pequenas caminhadas podem indicar que você está com deficiência ou mal funcionamento das glândulas endócrinas.
Disfunções do Organismo
Com o envelhecimento, é comum que o funcionamento das glândulas sexuais seja comprometido, uma condição comum tanto em mulheres quanto em homens e que necessita de muita atenção.
Nas mulheres, o período da puberdade e o da menopausa são consideradas transformações intensas, o que indica a necessidade de acompanhamento endocrinológico para observar os níveis hormonais e a necessidade de regulá-los.
No caso dos homens, por sua vez, a idade avançada pode trazer fraqueza muscular e perturbação sexual na andropausa, uma condição que pode ser tratada e ter seus sintomas amenizados através das consultas regulares com o endocrinologista.
Histórico familiar
Em situações onde o paciente tenha histórico familiar de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), obesidade, disfunções hormonais e outros sinais que indicam mal funcionamento das glândulas endócrinas, a busca pelo endocrinologista se faz necessário.