A menopausa é definida como o momento na vida de uma mulher quando seus períodos menstruais param. Em média, isso acontece por volta dos 50 anos de idade. Na menopausa, os ovários reduzem a produção dos hormônios estrogênio e progesterona.
Quais são os sintomas da menopausa?
Mais de três quartos das mulheres que passam pela menopausa apresentam sintomas. Para muitas, os sintomas são leves. Algumas mulheres apresentam sintomas graves que interrompem as atividades diárias normais, o trabalho e o sono. Muitas mulheres experimentam “ondas de calor”. É uma sensação de calor intenso no peito e no rosto que dura alguns minutos, também podendo estar associado à transpiração. As ondas de calor que ocorrem à noite são chamadas de “suores noturnos” e podem atrapalhar o sono. Secura vaginal também pode ocorrer, podendo causar desconforto, especialmente durante o sexo.
Os sintomas da menopausa não levam a problemas de saúde: Eles geralmente se resolvem sozinhos em menos de 5 anos.
O que é terapia hormonal para a menopausa?
A terapia hormonal contém estrogênio e, às vezes, progesterona. Pode vir em diferentes formulações, como pílulas orais, adesivos para a pele, cremes para a pele, cremes vaginais e inserções vaginais. Pílulas e adesivos hormonais são eficazes no alívio de ondas de calor e suores noturnos. Tratamentos tópicos, como cremes de estrogênio, podem ser eficazes no alívio dos sintomas vaginais. Eles têm menos risco do que as pílulas hormonais.
A terapia hormonal melhora minha saúde geral?
No passado, a terapia hormonal era recomendada em mulheres sem sintomas da menopausa para prevenir doenças crônicas, como osteoporose e doenças cardíacas. No entanto, hoje a terapia hormonal não é mais recomendada com esse intuito. Embora o estrogênio afete os níveis de colesterol, ele não melhora a saúde do coração, e em alguns casos, a terapia hormonal pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame. Isto é especialmente verdade em mulheres mais velhas com história de doença cardiovascular. A terapia hormonal pode ajudar a prevenir fraturas, no entanto, existem outros medicamentos que produzem benefícios semelhantes com menos risco.
Quais são os riscos de fazer terapia hormonal?
Há um pequeno aumento do risco de desenvolver câncer de mama em mulheres na pós-menopausa que fazem terapia hormonal por um período prolongado. A terapia hormonal pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos, especialmente em pessoas que fazem terapia hormonal oral e que fumam. O estrogênio aumenta o risco de câncer de endométrio; por isso, adicionar progesterona evita esse risco aumentado, e todas mulheres que têm útero devem usar terapias contendo estrogênio e progesterona.
É seguro fazer terapia hormonal para meus sintomas?
Os riscos da terapia hormonal são pequenos para a maioria das mulheres na faixa dos 50 anos, mas aumentam em mulheres mais velhas. O ideal é que quando seus sintomas melhorarem, você deva parar de tomar hormônios. Usar a menor dose eficaz e evitar o cigarro também pode reduzir o risco de efeitos negativos à saúde.
Ainda ficou com duvidas? Está na menopausa e pensa em fazer terapia hormonal para aliviar as ondas de calor? Vamos conversar, agende sua consulta!