Todo mundo conhece diabetes. Quem sofre tem que se injetar insulina todos os dias e tem restrições alimentares rígidas - certo? Não exatamente. É hora de esclarecer alguns preconceitos com a checagem de fatos.
1. Você adquire diabetes por comer muito açúcar
Não exatamente. Em primeiro lugar, é importante distinguir entre os diferentes tipos de diabetes. Em pessoas com tipo 1, o corpo não produz insulina suficiente - um hormônio que permite que seu corpo use açúcar - por causa de uma doença genética. Com o tipo 2, o corpo não consegue processar a insulina corretamente. O tipo 2 é a "forma adquirida" da doença, da qual cerca de 90% dos diabéticos sofrem. As causas do tipo 2 incluem a inércia e o excesso de peso, consequência de uma dieta muito rica em gorduras, carboidratos e açúcar . O diabetes tipo 1, em comparação, é uma doença auto-imune. O açúcar não é uma causa de forma alguma.
2. Somente pessoas com sobrepeso podem ter diabetes
Falso. Sim, o risco de contrair diabetes tipo 2 é duas vezes maior para pessoas com sobrepeso em comparação com pessoas com peso "normal" - e até três vezes maior para pessoas com excesso de peso. Mas em mais de um quarto das pessoas com sobrepeso, seu metabolismo permanece saudável. Isso significa que outros riscos também desempenham um papel, como a disposição da família ou a idade.
3. O diabetes é uma "doença do estilo de vida"
Falso. Os casos de diabetes estão aumentando em todo o mundo e, em termos relativos, o tipo 1 está ganhando terreno em relação ao tipo 2. As razões para esse aumento não são claras. A Federação Internacional de Diabetes e a OMS contam cerca de 400 milhões de casos em todo o mundo. Oitenta por cento deles estão em países em desenvolvimento e economias emergentes.
4. Somente idosos têm diabetes
Falso. O diabetes ocorre com mais frequência entre os idosos, mas todas as faixas etárias são afetadas. Um estudo de 2014 da Federação Internacional de Diabetes determinou que cerca de meio milhão de crianças têm diabetes tipo 1. Aqueles que sofrem de diabetes tipo 2 estão ficando cada vez mais jovens também. O número de casos de diabetes tipo 2 em crianças se multiplicou por cinco nos últimos dez anos.
5. Os diabéticos devem se injetar insulina todos os dias
Verdadeiro e falso. Os diabéticos tipo 1 devem se injetar insulina, porque seus corpos não podem produzir insulina de forma independente. Para os diabéticos tipo 2, esse não é o caso, pelo menos não logo após o diagnóstico. No início, o corpo pode compensar a resistência à insulina produzindo mais do hormônio. O pâncreas só fica mais lento depois de muitos anos, produzindo cada vez menos insulina. Em um ponto, a produção de insulina pode parar completamente - e é quando os diabéticos tipo 2 precisam se injetar insulina também.
6. O diabetes não tem cura.
Meio certo. Pessoas com diabetes tipo 1 dependem da insulina para o resto de suas vidas. Para os diabéticos tipo 2, a situação é diferente. Estar acima do peso e não se movimentar o suficiente pode causar diabetes. Por sua vez, os diabéticos podem basicamente interromper sua doença ao se alimentar de maneira saudável e se comprometer com um estilo de vida ativo. Dessa forma, o diabetes tipo 2 pode ser eliminado permanente ou temporariamente. Não é possível curar o diabetes com medicamentos ou cirurgia.
Como se costuma dizer, "o conhecimento correto levará ao entendimento correto e o entendimento correto deve levar à ação correta" Portanto, por meio de um entendimento correto da doença, deve-se seguir o conselho correto que inclui uma dieta saudável, exercícios regulares, tomar os medicamentos certos quando necessário acompanhamento com médicos conforme sugerido. Isso invariavelmente levará a bons resultados de saúde.