A glicose é um dos carboidratos mais importantes para o nosso organismo, pois é nossa principal fonte de energia. Para manter essa concentração de glicose presente no sangue (glicemia) na quantidade adequada nosso organismo produz a insulina.
Quando esse processo é afetado, e nosso organismo não produz insulina suficiente para processar a quantidade de açúcar no sangue, ocorre a hiperglicemia, ou seja, a taxa de glicose no sangue aumenta substancialmente, resultando no diabetes.
Mas e como saber se a glicemia está adequada ou não?
Para fazer a medição adequada, o exame de sangue laboratorial é indicado.
Se feito em jejum, a taxa de glicemia deve ser inferior à 100 mg/dL, já se for feita após a refeição (pelo menos 2 horas) a taxa deve ser Inferior a 140 mg/dL para ser considerado uma glicemia normal. Quando essas taxas são maior ou igual a 126mg/dL em jejum ou maior ou igual a 200 mg/dL após ingestão, o diagnóstico mais provável é de diabetes.
Mas para fechar o diagnóstico com certeza, devem ser feitos pelo menos 2 exames de sangue com tais resultados, podendo também serem solicitados outros exames complementares, como teste de tolerância à glicose ou teste de glicemia capilar, por parte do médico responsável.
O diabetes nem sempre apresenta sintomas, por isso, mantenha sempre seus exames de rotina em dia. Procure sempre orientação médica!